A Escola

O que você espera ao entrar em uma escola de artes? Para o diretor da The Biz, André Gress, a resposta para essa pergunta tem tudo a ver com memórias e sensações. Com uma vida inteira pautada em criar e inspirar, André foi o diretor mais jovem a estrear um espetáculo profissional licenciado no Brasil e sempre sonhou em ter um teatro... E uma escola também! Unindo esses dois sonhos, que tinham como objetivo comum criar um espaço para experimentar, desenvolver projetos e, claro, promover experiências inesquecíveis para quem, assim como ele, ama a arte, André sonhou a The Biz como uma escola que começa a inspirar o aluno desde o primeiro momento em que ele passa pela porta.

Foto 1.jpg

Quando você olha para o ambiente pelo lado de fora, nota algumas colunas de estrutura robusta e elegante, que lembra a estrutura de teatros clássicos. Entrando na recepção, o olhar dilata ao ter o primeiro contato com tantas referências: uma parede de tijolos inspirada nos teatros dos dois grandes polos do teatro musical mundial (Londres e Nova Iorque), um mural de Playbills originais até o teto com musicais para todos os gostos, uma biblioteca com livros de arte nacionais e internacionais para a pesquisa do aluno, quadros com referências de filmes e musicais, luminárias de cartola... E a partir daí, o aluno já começa a imaginar tudo o que poderá viver dentro de cada sala de aula.

Subimos as escadas e encontramos 5 portas, cada um pensada de acordo com alguma estrutura específica de um teatro. A primeira, chamada de “Music Room”, é inspirada nas salas de música de um teatro, onde músicos e cantores geralmente ensaiam. Nesse espaço foi construído um mini palco com luzes especiais dentro da sala, para que o aluno não exercite apenas a técnica vocal, mas também o seu potencial voltado para a performance artística. Ao lado, entramos na “Rehearsal Room”, uma sala de ensaio menor, mais intimista, e onde já se abre uma cortina que revela uma parede de vidro, possibilitando que qualquer pessoa que esteja no Shopping Salinas – lugar onde está localizada a escola – possa acompanhar o que se passa em sala de aula. Logo depois, um provador com espelho e cortina vermelha. Em seguida, temos o breve “Director’s Room”, a sala da direção, onde André expõe também diversos objetos de inspiração para criações suas e, claro, de seus alunos e professores também. Ao lado da sala do diretor, uma plaquinha indica outra sala, a “Dressing Room”, que recebeu esse nome porque nós já estamos nos aproximando da última sala, que simula o momento da apresentação no palco. Esse quarto espaço é uma sala média com piso de madeira, ideal para que os alunos exercitem diversas modalidades de dança. Para acessar a última sala, podemos escolher dois caminhos: uma porta com a plaquinha “Stage Door” que se encontra na “Dressing Room”, ou a própria porta de entrada da sala do lado de fora, que está sinalizada com uma placa de “The Biz Theatre”. Essa é uma sala de ensaios que também possui aparatos de iluminação para que o aluno possa simular a atmosfera de um teatro, aprendendo sobre aspectos que envolvem as diversas técnicas utilizadas nos bastidores de um espetáculo. É também nessa sala onde diversas apresentações de cursos da escola e finalizações de módulos são realizadas. E é nesse espaço cheio de inspiração, referências e sonhos que realizamos o nosso trabalho! Ou melhor: que fazemos nossa mágica acontecer.

A The Biz - Escola de Artes é especializada em desenvolver artistas por meio do Teatro, da Música e da Dança. O conceito de escola traz para o país uma nova visão na formação de seus alunos, buscando um refinamento plástico e criativo do performer, disponibilizando ao mercado um artista completo e singular. A proposta do espaço é ofertar cursos e workshops ministrados por profissionais da casa, e convidados nacionais e internacionais em um ambiente temático que inspira uma imersão completa no mundo das artes!

Somos mais de 20 profissionais entre professores, monitores e estagiários atuando nos mais de 15 cursos ofertados. Contamos também com acompanhamento de uma Fonoaudióloga e Otorrino para cuidar e avaliar os alunos para suas performances. Além desses profissionais que ensinam nos cursos regulares da escola, grandes nomes já ministraram cursos de longa duração e Workshops como o Diretor Musical Marcelo Castro (Noviça Rebelde, Hair, Despertar da Primavera), Beatriz Lucci (Hebe – O Musical, Bruxas de Eastweek) ,o ator e performer da Broadway Quentin Earl Darrington (Once in this Island, CATS, Lion King, Color Purple), a produtora da Broadway Dreams Foundation Annette Tanner e o performer internacional Maxx Reed (This is it, Spiderman – The Broadway Musical).

Sob a direção de André Gress, a escola é única no Ceará filiada ao MTEA (Musical Theatre Educators Aliance) e trabalha na profissionalização de alunos para o mercado profissional, tendo em pouco mais de um ano encaminhado quatro alunos para produções profissionais. As alunas Mayra Veras e Yasmin Lima em “Se meu Apartamento Falasse” (Promisses Promisses) nas temporadas do Rio de Janeiro e São Paulo (2017/2018) produzida pela empresa Moeller&Botelho, a Aluna Any Maia, de apenas dez anos, selecionada para a produção “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music) produzida pelo Atelier de Cultura, com temporada no Rio de Janeiro (2018).

A The Biz é a primeira e, atualmente, a única escola cearense parceira oficial do grupo MGT, um projeto que percorre as principais cidades do país buscando talentos por meio de seleções e oferecendo treinamentos de passarela, atuação e teatro musical. Em 2018, a The Biz esteve presente no MGT – O Encontro como escola parceira e nosso diretor foi convidado para fazer parte da banca ao lado de grandes nomes como a produtora de elenco Marcela Altberg, o diretor Charles Möeller e o produtor Musical do SBT Laércio Ferreira.

Ainda sobre grandes parcerias, a The Biz tem o prazer de ter como aliada em seus processos de criações de espetáculos e projetos, a Pós Graduação de cursos da Universidade de Fortaleza, tais como Moda, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Arquitetura e Comunicação.

Também temos como objetivo possibilitar ao aluno um espaço para criar e vivenciar o outro lado do fazer teatral: os bastidores. Para isso, oferecemos duas modalidades abertas para todos os alunos: o Criativo e o Versões. Como resultado dessas vivências os alunos já montaram e produziram mais de 3 cenários e 4 figurinos para espetáculos montados para escola e grandes eventos. Fruto desse empenho e dedicação a The Biz foi agraciada com o Prêmio Quimeras no ano de 2018 referente ao cenário e figurino do espetáculo “Luminus – O Musical”.

A The Biz também é a primeira escola a produzir espetáculos licenciados pela Broadway no Ceará, montando, em menos de 1 ano, 2 espetáculos: “Godspell – Um Musical da Broadway”, uma montagem da CIA de Teatro The Biz, e “Peixe Grande – O Musical”, resultado do trabalho e processo criativo do ano letivo da escola.

E seguimos, dia após dia, na busca interminável de melhorar como instituição artística e educacional, trazendo o que há de mais inovador no ramo do Teatro Musical, com o objetivo de fazer com que cada artista que passe pela escola consiga entender, abraçar e viver sua arte e seu talento. Sejam bem-vindos à The Biz – Escola de Artes!