A Escola

O que você espera ao entrar em uma escola de artes? Para o diretor da The Biz, André Gress, a resposta para essa pergunta tem tudo a ver com memórias e sensações. Com uma vida inteira pautada em criar e inspirar, André foi o diretor mais jovem a estrear um espetáculo profissional licenciado no Brasil e sempre sonhou em ter um teatro... E uma escola também! Unindo esses dois sonhos, que tinham como objetivo comum criar um espaço para experimentar, desenvolver projetos e, claro, promover experiências inesquecíveis para quem, assim como ele, ama a arte, André sonhou a The Biz como uma escola que começa a inspirar o aluno desde o primeiro momento em que ele passa pela porta.

Foto 1.jpg

Quando você olha para o ambiente pelo lado de fora, nota algumas colunas de estrutura robusta e elegante, que lembra a estrutura de teatros clássicos. Entrando na recepção, o olhar dilata ao ter o primeiro contato com tantas referências: uma parede de tijolos inspirada nos teatros dos dois grandes polos do teatro musical mundial (Londres e Nova Iorque), um mural de Playbills originais até o teto com musicais para todos os gostos, uma biblioteca com livros de arte nacionais e internacionais para a pesquisa do aluno, quadros com referências de filmes e musicais, luminárias de cartola... E a partir daí, o aluno já começa a imaginar tudo o que poderá viver dentro de cada sala de aula.

Subimos as escadas e encontramos 5 portas, cada um pensada de acordo com alguma estrutura específica de um teatro. A primeira, chamada de “Music Room”, é inspirada nas salas de música de um teatro, onde músicos e cantores geralmente ensaiam. Nesse espaço foi construído um mini palco com luzes especiais dentro da sala, para que o aluno não exercite apenas a técnica vocal, mas também o seu potencial voltado para a performance artística. Ao lado, entramos na “Rehearsal Room”, uma sala de ensaio menor, mais intimista, e onde já se abre uma cortina que revela uma parede de vidro, possibilitando que qualquer pessoa que esteja no Shopping Salinas – lugar onde está localizada a escola – possa acompanhar o que se passa em sala de aula. Logo depois, um provador com espelho e cortina vermelha. Em seguida, temos o breve “Director’s Room”, a sala da direção, onde André expõe também diversos objetos de inspiração para criações suas e, claro, de seus alunos e professores também. Ao lado da sala do diretor, uma plaquinha indica outra sala, a “Dressing Room”, que recebeu esse nome porque nós já estamos nos aproximando da última sala, que simula o momento da apresentação no palco. Esse quarto espaço é uma sala média com piso de madeira, ideal para que os alunos exercitem diversas modalidades de dança. Para acessar a última sala, podemos escolher dois caminhos: uma porta com a plaquinha “Stage Door” que se encontra na “Dressing Room”, ou a própria porta de entrada da sala do lado de fora, que está sinalizada com uma placa de “The Biz Theatre”. Essa é uma sala de ensaios que também possui aparatos de iluminação para que o aluno possa simular a atmosfera de um teatro, aprendendo sobre aspectos que envolvem as diversas técnicas utilizadas nos bastidores de um espetáculo. É também nessa sala onde diversas apresentações de cursos da escola e finalizações de módulos são realizadas. E é nesse espaço cheio de inspiração, referências e sonhos que realizamos o nosso trabalho! Ou melhor: que fazemos nossa mágica acontecer.

A The Biz - Escola de Artes é especializada em desenvolver artistas por meio do Teatro, da Música e da Dança. O conceito de escola traz para o país uma nova visão na formação de seus alunos, buscando um refinamento plástico e criativo do performer, disponibilizando ao mercado um artista completo e singular. A proposta do espaço é ofertar cursos e workshops ministrados por profissionais da casa, e convidados nacionais e internacionais em um ambiente temático que inspira uma imersão completa no mundo das artes!

Somos mais de 20 profissionais entre professores, monitores e estagiários atuando nos mais de 15 cursos ofertados. Contamos também com acompanhamento de uma Fonoaudióloga e Otorrino para cuidar e avaliar os alunos para suas performances. Além desses profissionais que ensinam nos cursos regulares da escola, grandes nomes já ministraram cursos de longa duração e Workshops como o Diretor Musical Marcelo Castro (Noviça Rebelde, Hair, Despertar da Primavera), Beatriz Lucci (Hebe – O Musical, Bruxas de Eastweek) ,o ator e performer da Broadway Quentin Earl Darrington (Once in this Island, CATS, Lion King, Color Purple), a produtora da Broadway Dreams Foundation Annette Tanner e o performer internacional Maxx Reed (This is it, Spiderman – The Broadway Musical).

Sob a direção de André Gress, a escola é única no Ceará filiada ao MTEA (Musical Theatre Educators Aliance) e trabalha na profissionalização de alunos para o mercado profissional, tendo em pouco mais de um ano encaminhado quatro alunos para produções profissionais. As alunas Mayra Veras e Yasmin Lima em “Se meu Apartamento Falasse” (Promisses Promisses) nas temporadas do Rio de Janeiro e São Paulo (2017/2018) produzida pela empresa Moeller&Botelho, a Aluna Any Maia, de apenas dez anos, selecionada para a produção “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music) produzida pelo Atelier de Cultura, com temporada no Rio de Janeiro (2018).

A The Biz é a primeira e, atualmente, a única escola cearense parceira oficial do grupo MGT, um projeto que percorre as principais cidades do país buscando talentos por meio de seleções e oferecendo treinamentos de passarela, atuação e teatro musical. Em 2018, a The Biz esteve presente no MGT – O Encontro como escola parceira e nosso diretor foi convidado para fazer parte da banca ao lado de grandes nomes como a produtora de elenco Marcela Altberg, o diretor Charles Möeller e o produtor Musical do SBT Laércio Ferreira.

Ainda sobre grandes parcerias, a The Biz tem o prazer de ter como aliada em seus processos de criações de espetáculos e projetos, a Pós Graduação de cursos da Universidade de Fortaleza, tais como Moda, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Arquitetura e Comunicação.

Também temos como objetivo possibilitar ao aluno um espaço para criar e vivenciar o outro lado do fazer teatral: os bastidores. Para isso, oferecemos duas modalidades abertas para todos os alunos: o Criativo e o Versões. Como resultado dessas vivências os alunos já montaram e produziram mais de 3 cenários e 4 figurinos para espetáculos montados para escola e grandes eventos. Fruto desse empenho e dedicação a The Biz foi agraciada com o Prêmio Quimeras no ano de 2018 referente ao cenário e figurino do espetáculo “Luminus – O Musical”.

A The Biz também é a primeira escola a produzir espetáculos licenciados pela Broadway no Ceará, montando, em menos de 1 ano, 2 espetáculos: “Godspell – Um Musical da Broadway”, uma montagem da CIA de Teatro The Biz, e “Peixe Grande – O Musical”, resultado do trabalho e processo criativo do ano letivo da escola.

E seguimos, dia após dia, na busca interminável de melhorar como instituição artística e educacional, trazendo o que há de mais inovador no ramo do Teatro Musical, com o objetivo de fazer com que cada artista que passe pela escola consiga entender, abraçar e viver sua arte e seu talento. Sejam bem-vindos à The Biz – Escola de Artes!

A Equipe

  • André Gress
    André Gress
    CEO
    X
    André Gress
    André Gress
    CEO
    Diretor do espetáculo "Avenida Q - O Musical da Broadway" (2015/2016) realizado em Fortaleza/CE e colocando a cidade como terceira a montar um espetáculo profissional licenciado no Brasil. Em 2016, trabalhou na equipe criativa Rio 2016 na realização das Cerimonias de Abertura e Encerramento das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Estudou Teatro Musical na New York Film Academy (NY) e participou de workshops e masterclasses com profissionais artísticos de grandes espetáculos, entre eles: Andy Blankenbuehler (Hamilton), Tony Meola (Wicked), Chris Buck (Frozen), Jeremy Dobrish (Curious George), John Basil (Passages), Grady Barker (Paper Mâché Monkey) e Judi Lewis Ockler (Stage Combat). Foi o primeiro selecionado internacional a integrar a equipe da BROADWAY DREAMS FOUNDATION, onde trabalhou como assistente de direção dos diretores Stafford Arima, Dan Knechtges e Otis Sallid. Em 2013, juntamente com Allan Deberton, desenvolveu o projeto 'Broadway Brasil' que hoje entra em sua quarta edição. O projeto já trouxe grandes nomes da indústria do entretenimento internacional para o Brasil como os atores Alex Newell (Glee), Quentin Darrington (Cats), Nick Adams (Priscilla), Thom Warren (Lion King), o coreógrafo Spencer Liff, entre outros. Nacionalmente André trabalhou com nomes como Marcelo Castro, Miguel Briamonte, Liliane Secco e Saulo Vasconcelos. Em 2017 fundou a THE BIZ – Escola de Artes, primeira escola temática especializada no ensino de Teatro Musical no Nordeste. Seu último trabalho foi o musical A Hora da Estrela, primeira adaptação musical da aclamada obra de Clarisse Lispector que estreou em novembro de 2017. André também trabalha desenvolvendo projetos inéditos na área do entretenimento para show e performances para o grande público. Em 2016 e 2017 dirigiu e fez a concepção gerar da Chegada do Papai Noel do Shopping Iguatemi Fortaleza, shows que tiveram estimativa de público de 25 a 30 mil espectadores em cada apresentação contou com grande aparato pirotécnico e efeitos especiais. Além disso juntamente com o Shopping Iguatemi Fortaleza, criou o projeto MINISTARS, onde candidatos concorriam a uma vaga para participar do grande show de natal do shopping. Projeto feito em parceria com o SVM (Sistema Verdes Mares) filiado à Rede Globo. Outro segmento que atua é no de concepção e direção de Cerimônias. Em 2017 desenvolveu juntamente com Dito Machado a nova roupagem da SEREIA DE OURO e juntamente com a Ideemove Eventos desenvolveu a entrega de prêmio do SINDUSCON CE.
  • Iury Paz
    Iury Paz
    Coordenador
    X
    Iury Paz
    Iury Paz
    Coordenador
    Iury Paz é um amante da arte e do encantamento que ela proporciona. Iury teve uma experiência de teatro musical como ator em 2008 no grupo .Com de Teatro em “Desconstruindo os Clássicos” com André Gress. No mesmo ano, foi selecionado pela Walt Disney World para trabalhar na área de entretenimento no complexo de parques em Orlando, FL. É formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), já trabalhou diretamente na educação de crianças chinesas em língua estrangeira e também como tradutor/intérprete. Já fez interpretação simultânea nos eventos BROADWAY BRASIL em 2013, 2016, 2017 e 2018. Na área de entretenimento em produção, Iury já trabalhou nos bastidores de grandes eventos, como Sereia de Ouro 2018, SINDUSCON 2018 e PEIXE GRANDE – O MUSICAL DA BROADWAY. É formando de Comércio Exterior na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e se identifica muito com a área de finanças. Assim, ser coordenador pedagógico e diretor financeiro da The Biz é a união de educação, finanças e amor à arte.